segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Aula de etiqueta. Isso ainda existe?

Esse é o título de uma matéria sobre esse assunto, que foi publicada na Veja de maio de 2010 (edição 2153, ano 43, número 18). A matéria é bem interessante, pois fala mais de como se portar em festas e compromissos sociais e menos de ordem de talheres, por exemplo. A professora de etiqueta Virgínia Gargiulo mantém no telhado da bela casa no Morumbi (SP) uma placa onde se lê: "Aulas de etiqueta. Mude sua vida" e em um andar inteiro ensina os segredos dos talheres e várias outras coisas. Afilhada de Assis Chateaubriand e filha do fundador da TV Tupi, Virgínia soube aproveitar bem a veia empreendedora. A matéria conta ainda com outros profissionais do ramo como Fabio Arruda, Nelson Speers e Nádia Micherif. Todos nós cometemos ao menos uma gafe de vez em quando. Duvida? Aí vão uma série delas:

1 - Comer e quando terminar empurrar o prato para frente em sinal de saciamento. (eu não sabia que isso era considerado feio, pensei que fosse até educado para saberem que eu terminei meu jantar)
2 - Pizza servida nas tradicionais caixas de papelão. Coloque-as em um prato bonito, vai parecer mais saborosa. (sabemos que pizza é algo bem informal né, mas realmente fica bem mais bonito seguir esta dica)
3 - Numa mesa com muitos homens, uma mulher que chega não deve cumprimentá-los com beijinho, ela fica muito exposta e parece que está procurando marido. (tudo bem se esses homens que estiverem à mesa forem seu pai, aquele primo que voltou dos EUA, seu irmão que voce adora, o vizinho que te conhece desde criança e o amigo do seu pai que ainda aperta suas bochechas quando a encontra). O certo é acenar de um modo geral para todos. E nunca cumprimente com beijo alguém que esteja comendo.
4 - "Não fale mal dos outros. Além de ser pecado em todas as religiões, não tem nenhum custo-benefício", alerta Virgínia.
5 - Nunca chegue arrumando o vestido. Puxando a saia pra baixo, o decote para cima, segurando a tomara-que-caia, esticando o pescoço para ver quem está na festa...
6 - Levantar endoidecidamente quando o avião pousa é deselegante e desnecessário. Ninguém vai a lugar algum enquanto a porta não se abrir. "Fica aquela gente se acotovelando, se esbarrando para tirar as malas do bagageiro, fungando no cangote do outro. Parece a sucursal do inferno", desabafa Fabio Arruda. (adorei a frase do Fabio... hahaha)

As dicas são ótimas mesmo. As vezes fazemos coisas bobas e feias e nem percebemos. Para certas coisas só o bom senso mesmo, que pelo que notamos no dia a dia está em falta em muita gente.

Dica deste post: Fabíola Silva, minha amiga que é fã do blog. Gracias hermana.

 Virgínia Gargiulo
 Nelson Speers
 Nádia Micherif com a filha Naysa
Fabio Arruda

2 comentários:

  1. gostaria dos contatos da Virginia. é possível? pode ser site ou e-mail. Grata

    ResponderExcluir
  2. Preciso do contato de Nádia Micherif. Pode ser e-mail ou site. Grata.
    Cristini
    Cristini.maria@bol.com.br

    ResponderExcluir