quarta-feira, 9 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher

Mulheres corajosas e lutadoras que nunca devem ser esquecidas. Escolhi apenas algumas das muitas que conhecemos, que fizeram seu caminho e mostraram bravura e coragem em um mundo machista e desigual.

Olga Benário Prestes

Foi uma jovem militante comunista alemã, de origem judaica, deportada para a Alemanha durante o governo de Getúlio Vargas, onde veio a ser executada pelo regime nazista em campo de concentração. Veio para o Brasil na década de 30 por determinação da Internacional Comunista para apoiar o Partido Comunista do Brasil. Foi designada para atuar como guarda- costas de Luís Carlos Prestes, tornando-se mais tarde sua companheira, com quem teve uma filha, Anita Leocádia Prestes. Olga lutou com todas as forças para que fosse ouvida. Foi uma mulher ousada e valente em meio a uma guerra gratuita (a Segunda Guerra Mundial não tinha objetivo algum a não ser o extermínio) e doente. Vale a pena assistir ao filme para entender melhor a importância de Olga e seus bravos valores.
 O filme "Olga", com Patrícia Pillar, conta sua história.









Frida Kahlo

Frida foi uma pintora muito importante e teve uma vida agitada e tumultuada. Aos 6 anos contraiu a doença poliomelite que deixou uma lesão no seu pé direito. A partir daí ela começa a usar calças e longas e exóticas saias que vieram a ser uma de suas marcas pessoais. Aos 18 anos o bonde em que Frida viajava chocou-se com um trem e o pára choques de um dos veículos perfurou as costas da pintora, atravessou sua pélvis e saiu pela vagina. Esse acidente obrigou Frida a usar vários coletes ortopédicos de diferentes materiais, chegando inclusive a pintar alguns deles (como o colete de gesso na tela A Coluna Partida). Fez várias cirurgias e ficou acamada por muito tempo. Durante esse período pintou com um cavalete adaptado a cama. Casou-se aos 21 anos com Diego Rivera. Tiveram um casamento atribulado devido as casos extraconjugais de ambos (Diego só se irritava quando os casos de sua esposa eram com homens, não se importando quando Frida se relacionava com mulheres, devido a sua bissexualidade). Morreu em Julho de 1954 de embolia pulmonar, porém sob fortes expeculações de suicídio e até homicídio (por parte de alguma amante de Diego). História também disponível no filme "Frida" com Salma Hayek.

Coco Chanel

Gabrielle Bonheur Chanel foi uma estilista francesa e uma mulher à frente do seu tempo. Suas criações ditam e influenciam a moda mundial até hoje. A mãe de Coco morreu cedo e o pai que tinha mais 4 filhos, colocou todas as meninas num colégio interno. Ao sair do internato Coco trabalhou como costureira numa loja de enxovais. Depois tentou emprego no comércio e como bailarina. Também tentou o teatro mas não obteve muito sucesso. Viveu com um socialite e herdeiro de uma famosa fábrica de tecidos, mas o romance durou apenas alguns meses. Mais tarde Coco conheceu o grande amor de sua vida: o inglês Arthur Capel. Ele a ajudou a abrir sua primeira loja de chapéus. Depois disso Chanel abriu a primeira casa de costura, comercializando também chapéus. Começou a vender roupas desportivas e roupas para montaria. Pioneira, também inventou as primeiras calças femininas. Seus famosos tailleurs são referência até os dias de hoje no mundo da moda. O filme "Coco antes de Chanel" com a também francesa Audrey Tautou conta a sua história

Anita Garibaldi

A história de Anita é em meio a Revolução Farroupilha, já que ela nasceu em Santa Catarina e se mudou mais tarde para uma vida nômade ao lado de seu amor. Anita foi obrigada a se casar aos 14 anos por insistência da mãe, que tinha dificuldades em sustentar todos os filhos. Após três anos de casamento Anita pediu o desquite por abandono, quando o marido se alistou nas tropas imperiais que tinham o objetivo de acabar com os revolucionários farrapos. Durante a Revolução ela conhece o guerrilheiro Giuseppe Garibaldi, por quem se apaixona e passa a lutar muitas batalhas ao seu lado. Depois de muita peleia e após o nascimento de seu primeiro filho, Garibaldi se muda com Anita para Montevidéu onde viveram por sete anos. Tiveram quatro filhos. O quinto morreu no parto com a mãe, para desespero de Garibaldi. Seu corpo está sepultado (depois de exumado sete vezes) em Roma, onde foi construído um monumento em sua homenagem. Considerada no Brasil e na Itália um exemplo de dedicação e coragem, algumas ruas e cidades levam o nome de Anita. Tudo sobre a Revolução Farroupilha e mais sobre a vida de Anita pode ser visto na minissérie veiculada pela Globo em 2003,  "A Casa das Sete Mulheres".

Manuela de Paula Ferreira

A vida de Manuela também tem ligação com Anita e Garibaldi e a Revolução Farroupilha. Manuela foi sobrinha do presidente farroupilha Bento Gonçalves e teve um romance com Giuseppe Garibaldi. Foi imortalizada na memória popular como a "noiva de Garibaldi". Foi prometida para casar-se com Joaquim, filho de Bento Gonçalves e não era uma mulher de guerra como Anita. Garibaldi desistiu de Manuela e partiu para vida revolucionária onde conheceu Anita. Existem muitas interrogações a respeito da vida de Manuela e de sua história com Garibaldi. Manuela morreu aos 84 anos sem jamais ter se casado ou constituido família. Foi sepultada em Pelotas (RS). Os jornais da época anunciaram sua morte na primeira página: "Morre a Noiva de Garibaldi". Em seu jazigo há a frase: "Aqui jaz a noiva de Garibaldi". Mais detalhes sobre a vida de Manuela, também na minissérie "A Casa das Sete Mulheres".





Princesa Diana

Após seu casamento com o Príncipe Charles em 81, tornou-se uma das mulheres mais famosas do mundo. Um ícone da moda, de beleza e elegância, e admirada por seu trabalho de caridade e solidariedade. O casamento com o príncipe acabou em 96 depois de escândalos de ambas as partes. Diana apesar de ser de uma família rica e tradicional, sempre buscou sua independência e seus próprios sonhos. Foi a primeira celebridade vista tocando um aidético e quebrando a falsa idéia de contagio das pessoas. Foi aclamada por Bill Clinton. A Princesa do Povo se foi mas deixou um legado e uma história de amor e coragem. Vários documentários sobre a vida de Lady Di foram produzidos ao longo dos anos.






Este post deu trabalho porque envolveu bastante pesquisa e uma lista enorme de mulheres brilhantes das quais eu tive que escolher apenas 6, mas foi muito divertido saber mais e contar da vida dessas mulheres tão importantes e que nos servem de inspiração. Parabéns a todas nós.

2 comentários:

  1. Olá! Me chamo Pedro Fickel e faço atualmente a biografia e genealogia de MANOELA AMALIA FERREIRA (o verdadeiro nome da pelotense que foi NOIVA DE GARIBALDI)> SQuem quiser saber mais sobre a essa fascinante mulher, a quem chamdo de JULIETA DOS PAMPAS, entre em contato comigo - plfickel@gmail.com Há muitos equívocos sobre a Manoela real que estão sendo pouco a pouco desmitificados como seu parentesco com Bento Gonçalves, de quem era prima em 2o. grau, e não sobrinha, dentre vários outros :-)!

    ResponderExcluir
  2. quanta mentira, inclusive sua Pedro!!!!

    ResponderExcluir